Núcleo Editorial

Presidente

Por inerência do cargo, o Presidente é o Comandante do Instituto Universitário Militar (IUM), que tem como principal função aprovar a linha editorial do IUM.

Direção Editorial

Composta pelo Diretor do CIDIUM, Subdiretor do CIDIUM, Chefe do Núcleo Editorial e um Responsável Técnico, a qual tem as seguintes funções:

  • Definição da linha editorial do IUM;
  • Receção e verificação dos textos e artigos submetidos a publicação;
  • Validação dos textos e artigos em conformidade com as Normas de Autor;
  • Distribuição dos artigos científicos pelos pares;
  • Controlo de todo o processo inerente às diversas publicações do IUM.

Normas de Autor

Transversais das várias Linhas Editoriais do CIDIUM

O trabalho proposto, dependendo da Linha Editorial a que diga respeito, deve ser enviado por email para os respetivos endereços (conforme elencado no menu Publicações, designadamente nas Políticas Editoriais dos separadores: Revista de Ciências Militares, Coleção ARES, Cadernos do IESM/IUM e IESM/IUM Atualidade), e independentemente da Linha Editorial de destino, deve ser acompanhado pelos dois documentos abaixo indicados (Ficha de Identificação: Artigo/Autor(es) e Declaração de Originalidade), devidamente preenchidos:

1. Ficha de Identificação: Artigo/Autor(es):

a. Formulário para preencher

b. Exemplo de formulário preenchido

2. Declaração de Originalidade:

a. Formulário para preencher

b. Exemplo de formulário preenchido

O rigor e a exatidão dos conteúdos, assim como as opiniões expressas nos textos publicados, são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es), e devem ser remetidos num ficheiro word, ou compatível. Trabalhos que incluam figuras, tabelas, quadros ou conteúdos retirados (de forma direta, ou indireta) de outras publicações, devem: ser acompanhados de identificação da fonte; estar devidamente referenciados no corpo do texto; enviados em anexo próprio, num formato editável.

O conteúdo do trabalho proposto deve ser original e não pode ter sido anteriormente publicado, conforme Declaração de Originalidade.

O texto dos artigos científicos deve ser organizado em conformidade com as Regras e Normas de Autor no CIDIUM, elencadas na publicação IUM Atualidade N.º 7.1