Definição de Ciências Militares

As Ciências Militares são um corpo organizado e sistematizado de conhecimentos, de natureza multidisciplinar, resultante da investigação científica e de práticas consolidadas, avaliadas e reconhecidas pela comunidade científica, relativo ao desenvolvimento das metodologias e processos de edificação e emprego de capacidades militares1 utilizadas na defesa, vigilância, controlo e segurança dos espaços sob soberania ou jurisdição nacional, na resposta a crises, conflitos e emergências complexas, em missões humanitárias e de paz, em apoio ao desenvolvimento e bem- estar2, na cooperação e assistência militar3, bem como na atividade de segurança interna4.

  1. O conceito adotado pela NATO de “capacidades militares” inclui a Doutrina, a Organização, o Treino, o Material, a Liderança e a educação, o Pessoal, as Infraestruturas e a Interoperabilidade.
  2. Inclui o contributo para o desenvolvimento económico, científico e cultural, nomeadamente no conhecimento e na investigação científica.
  3. Abrange o contributo para a política externa do Estado, bem como missões no âmbito da reforma do setor de segurança de países terceiros.
  4. Abrange o emprego de capacidades militares da GNR no domínio de atuação das Forças Militares e o seu emprego específico na segurança interna; abrange ainda a eventualidade do emprego das capacidades militares residentes nas FFAA na segurança interna.