Cadernos do IUM N.º 32 - A campanha militar terrestre no teatro de operações da Guiné-Bissau (1963-1974). Estudo da aplicação da força por funções de combate.

Editorial

Com a presente publicação, encerra-se um ciclo de três edições onde os discentes do Curso de Promoção a Oficial Superior do Exército – Armas e Serviços (CPOS-E A/S) tiveram a oportunidade de desenvolver Trabalhos de Investigação de Grupo no âmbito da Unidade Curricular (UC) – Áreas Funcionais.
[…]
Pretendeu-se que a análise à campanha militar que Portugal desenvolveu na Guiné-Bissau entre 1963 e 1974, fosse efetuada com base naqueles que são os atuais conceitos Doutrinários, de acordo com as ferramentas que estão disponíveis na atualidade e que são utilizadas nos mais variados Teatros de Operações.
[…]
(…), como é que um país de parcos recursos, através de um esforço que é de difícil medição, conseguiu manter ativos durante mais de uma década, três TO que distavam milhares de quilómetros da metrópole. Neste caso em particular também se percebe as enormes dificuldades sentidas na adaptação ao TO em estudo como consequência das características peculiares do território da Guiné-Bissau.

Artigos

Caracterização do Ambiente Operacional da Guiné-Bissau 1963-1974

Resumo

O trabalho de investigação aqui projetado pretende analisar e caracterizar o Teatro de Operações na Campanha Militar da Guiné-Bissau, durante o período de 1963 a 1974, com vista a identificar as alterações que o conflito armado induziu nas forças terrestres portuguesas.
Com esta abordagem, pretende-se dar um contributo útil para as Forças Armadas em geral e para o Exército em particular, através da compreensão e do conhecimento da forma como este último se adaptou aos desafios com que se deparou na Campanha de África.

Palavras-chave

Campanhas Militares, Teatro de Operações, Guiné-Bissau.

Autor(es) (*)

Avatar Marco José Neves Sequeira
Avatar Nuno Fernando Ramos Hingá Fernandes
Avatar Pedro Gonçalo Martins Fernandes Luís
Avatar Ricardo Filipe Ferreira Oliveira
Avatar Telma Cecília Feitais da Silva
 615 | 351
A Atuação do Marechal Spínola no Teatro de Operações da Guiné-Bissau, entre 1968 e 1973, enquanto Comandante-Chefe das Forças Armadas e Governador Geral

Resumo

[…]

A marca distintiva de Spínola foi «pensar como o inimigo, sem ficar como ele», tendo ido mais longe do que qualquer outro político ou militar na busca da “compreensão das razões de quem estava do outro lado” (Afonso e Gomes, 2000, p. 482). Spínola entendia o sucesso militar no TO da Guiné como de crucial importância, sendo um ponto-chave na estratégia nacional, uma vez que o conjunto Guiné-Bissau e Cabo Verde, para além de se constituir como um “ponto de apoio de comunicações” para os outros teatros e de domínio do Atlântico, teria repercussões positivas a nível psicológico e da moral das tropas nos outros territórios ultramarinos.

Palavras-chave

Campanhas Militares, Teatro de Operações; Guiné-Bissau, Marechal Spínola.

Autor(es) (*)

Avatar António Augusto da Silva Almeida
Avatar Duarte Miguel Gouveia Martins
Avatar Luís Filipe Marques dos Santos Conceição
Avatar Marco André Reis Silva
Avatar Nuno Alexandre Ferrer Morgado
 113 | 113
O Enquadramento Estratégico-Militar e Operacional do Teatro de Operações da Guiné-Bissau (1963-1974)

Resumo

Ao longo deste capítulo procura-se explorar a importância dos congressos e conferências para a internacionalização da luta e reivindicações no antigo Ultramar Português, analisar os apoios a nível de outros Estados, OI e ONG, no sentido de entender a sua relevância para o desfecho desta situação.

Palavras-chave

Campanhas Militares, Teatro de Operações, Guiné-Bissau.

Autor(es) (*)

Avatar Carlos Filipe Montezo Casquinha
Avatar Daniel Filipe Vasconcelos Pereira de Oliveira
Avatar Flávio de Jesus da Graça Lima
Avatar Isabel Maria Abreu Madeira de Faria
Avatar Nelson Dias Pereira
 548 | 305
O Comando Missão na Campanha Militar no Teatro de Operações da Guiné-Bissau (1963-1974)

Resumo

(…), esta secção centra-se essencialmente na análise global do conflito neste Teatro, para depois derivar a análise para outros níveis do emprego tático, onde se insere a função de combate de Comando Missão, para se poder determinar se, nas ações desenvolvidas na Campanha Militar no Teatro de Operações da Guiné os Comandantes aplicaram a função Comando Missão, que resulta da evolução do termo de comando e controlo e personifica o desenvolvimento de uma ação individual do Comandante – o comando – e o envolvimento de toda a força no desenrolar das operações, nomeadamente o Comandante e o seu EM – o controlo.

Palavras-chave

Campanhas Militares, Teatro de Operações, Guiné-Bissau.

Autor(es) (*)

Avatar Bruno Miguel Lucas Machado
Avatar Marco Paulo Castro Leite
Avatar Ricardo Vieira Azevedo Estrela
Avatar Tiago Fonseca Albuquerque
 512 | 313
O Movimento e Manobra na Campanha Militar do Teatro de Operações da Guiné-Bissau (1963-1974)

Resumo

Este capítulo pretende enquadrar o tema em estudo apresentando a evolução doutrinária da época em análise até ao conceito atual de Movimento e Manobra e assim definir os indicadores de análise utilizados para desenvolvimento do trabalho.

Palavras-chave

Campanhas Militares, Teatro de Operações, Guiné-Bissau, Movimento e Manobra.

Autor(es) (*)

Avatar André Joaquim Teixeira Valente
Avatar Cristina Maria Costa Pereira
Avatar Rui Miguel Coelho Borges
Avatar Rui Miguel dos Santos Alves
Avatar Tiago Filipe Abreu Moura Guedes
 124 | 124
As Informações na Campanha Militar do Teatro de Operações da Guiné-Bissau (1963-1974)

Resumo

[…]

No que concerne ao papel das Informações no TO da Guiné, no nosso entender, o esforço está concentrado no conhecimento da natureza do conflito, das forças inimigas, bem como das caraterísticas da área de operações, que, na doutrina do período em análise, são fatores determinantes para o apoio à compreensão da situação.

Palavras-chave

Campanhas Militares, Teatro de Operações, Guiné-Bissau, Informações.

Autor(es) (*)

Avatar Luís Filipe Xavier Cavaco de Mendonça Dias
Avatar Miguel Ângelo da Costa Jorge
Avatar Nelson Miguel Gonçalves Ferreira
Avatar Paulo Alexandre Lourenço da Silva Gomes
Avatar Tiago Ramos da Graça Silva Nunes Páscoa
 121 | 121
Os Fogos na Campanha Militar no Teatro de Operações da Guiné-Bissau (1963-1974)

Resumo

Com a entrada na OTAN, em 04 de abril de 1949, inserida no contexto da guerra fria, Portugal conseguiu uma importante aproximação aos Estados Unidos da América (EUA) (Salazar, 1949; Felgas, 1966), que garantiu no campo militar, o “indispensável apoio exterior” ao processo de rearmamento e modernização das FFAA iniciado antes do conflito ultramarino (Teixeira, 1996, p. 705; Tavares, 2005, p. 38), numa altura em que o Reino Unido já não garantia as “funções tradicionais da aliança” (Telo, 2000a, p. 28).

Esta adesão resultou numa “reestruturação quase completa do Exército Português, tanto ao nível das mentalidades, como dos equipamentos e armamentos, das táticas de guerra, da formação dos quadros, da organização superior do Exército e das unidades” (MDN, 1999, pp. 197, 210), o desenvolvimento científico e tecnológico foi notório (Brandão, 2012) e foram assumidos compromissos internacionais com reflexo no emprego dos fogos, que resultaram num conjunto de sucessivas reformas até ao início da guerra em África.

Palavras-chave

Campanhas Militares, Teatro de Operações, Guiné-Bissau, Fogos.

Autor(es) (*)

Avatar André Borges Martins
Avatar Filipe Miguel Santos de Oliveira
Avatar Hugo Leandro Rodrigues Monteiro
Avatar Pedro da Silva Monteiro
Avatar Tiago Lima Bacelar e Melo
 116 | 116
A Proteção na Campanha Militar no Teatro de Operações da Guiné-Bissau (1963-1974)

Resumo

Enquadrada no contexto global da Guerra Colonial ou do Ultramar, a Campanha Militar no Teatro de Operações (TO) da Guiné-Bissau tem início em janeiro de 1963 com um ataque ao quartel de Tite. Embora não se tratasse de uma verdadeira surpresa, esta nova frente da guerra passava a constituir mais um motivo de desgaste para as tropas portuguesas, num território particularmente difícil do ponto de vista físico e das condições climatéricas. A guarnição militar da Guiné, constituída apenas por militares do Exército, dispunha no final de 1962 de um efetivo de 5 070 homens. (Afonso e Gomes, 2000a).

Do ponto de vista da função de combate (FComb) proteção, este TO revela as suas particularidades, numa primeira instância, pelas suas características geográficas e climáticas que terão um impacto muito significativo no potencial humano, agravado já pela tipologia de forças projetadas, dispositivo e tipologia de operações.

Palavras-chave

Campanhas Militares, Teatro de Operações, Guiné-Bissau, Proteção.

Autor(es) (*)

Avatar Alexis da Fonseca Vicente
Avatar André Filipe Capinha Maio
Avatar António Manuel Matos Coelho Lopes
Avatar José Pedro Pais de Oliveira Fernandes Basto
Avatar Sérgio de Almeida Morais
 102 | 102
O Apoio de Serviços na Campanha Militar do Teatro de Operações da Guiné-Bissau (1963-1974)

Resumo

O tema do presente trabalho de investigação de grupo, “O Apoio de Serviços na Campanha Militar no Teatro de Operações da Guiné-Bissau”, assume relevância já que a temática relativa às campanhas militares de Portugal nos territórios africanos no período de 1961-1974, incidem sobre aspetos de natureza operacional, sendo menos focadas as questões relativas ao apoio logístico (ApLog) e à área de 
pessoal.

Palavras-chave

Campanhas Militares, Teatro de Operações, Guiné-Bissau, Apoio logístico.

Autor(es) (*)

Avatar António Joaquim Félix Almeida
Avatar Eduardo Jorge Pereira Gomes
Avatar Nelson Filipe Neves Inácio
Avatar Nuno Ricardo da Gama Vieira Ferreira de Castro
Avatar Xavier da Costa
 114 | 114
A Ação Psicológica e os Assuntos Civis no Âmbito da Função de Combate Comando-Missão na Campanha Militar no Teatro de Operações da Guiné-Bissau (1963-1974)

Resumo

[…]

Vamos apresentar sucintamente os conceitos em vigor à época, nomeadamente: Ação Psicossocial, APsic, e AssCiv e também o conceito de Comando-Missão com vista a analisar à luz da doutrina atual, a forma como este conceito era aplicado. Importa salientar que no TO da Guiné, as populações foram fortemente visadas, sendo os habitantes muito pressionados pelas ações militares e psicológicas, quer de propaganda quer de contrapropaganda, de ambas as partes em confronto, vivendo num clima de insegurança permanente e passando grandes privações, entrando num estado de desequilíbrio psicológico.

Palavras-chave

Campanhas Militares, Teatro de Operações, Guiné-Bissau, Ação psicológica, Assuntos Civis.

Autor(es) (*)

Avatar Carlos Jorge Cid Figueira
Avatar Hélder Clemente Rosa de Brito
Avatar Miguel M. L. Fidalgo Pistola
Avatar Pedro Henrique Santos França
Avatar Sílvia Andrea Teixeira Gomes
 97 | 97

(*) NOTA: A ordem alfabética de apresentação dos autores pode não corresponder à ordem formal que se encontra no artigo.