Editorial
O Workshop, a desenvolver a partir do tema “Inovação na gestão de recursos humanos nas Forças Armadas Portuguesas: os militares em Regime de Contrato”, surge na sequência do Seminário, que decorreu durante a manhã de hoje, subordinado ao tema “A Reforma do Estado e Inovação na Administração Pública, Forças Armadas e GNR”, e insere-se no plano do CEMC deste ano letivo. É coorganizado pela Área de Ensino de Comportamento Humano e Administração de Recursos e pelo Centro de Investigação de Segurança e Defesa do IUM.
Artigos
Resumo
O problema da dificuldade de atração de candidatos para a prestação do serviço militar tem vindo a ser sentido com crescente intensidade em Portugal mas é comum a muitos países que transformaram os seus sistemas de recrutamento em direção a sistemas exclusivamente voluntários. Trata-se de uma redução não apenas de quantidade mas também de qualidade: em Portugal o rácio de candidatos por vaga tem vindo a reduzir-se, sendo em muitos casos inferior a 3/1 e nalguns casos menor.
Palavras-chave
Recursos Humanos, Regime de Contrato, Forças Armadas.Autor(es) (*)
Maria Helena Chaves CarreirasResumo
Nesta breve apresentação que se segue, proponho tecer algumas reflexões sobre um tema bastante atual e crucial como é o da retenção de militares em regime de contrato (RC) nas Forças Armadas (FFAA) portuguesas.
Palavras-chave
Recursos Humanos, Retenção, Regime de Contrato, Forças Armadas.Autor(es) (*)
Francisco José Fonseca RijoResumo
Esta apresentação tem como objetivo expor alguns dados decorrentes de um estudo sobre as orientações de carreira dos militares voluntários e contratados do Exército Português, para alimentar o posterior debate. É um trabalho que tem sido desenvolvido com a colaboração da Sra. Professora Manuela Sarmento e em relação ao qual aguardamos ainda dados relativos aos outros ramos para podermos fazer um estudo mais alargado.
Palavras-chave
Regime de Contrato, Regime Voluntariado, Carreiras, Exército.Autor(es) (*)
Lúcio Agostinho Barreiros dos SantosMaria Manuela Martins Saraiva Sarmento Coelho
Resumo
Venho aqui apresentar a nossa experiência no terreno no âmbito do apoio à transição. Eventualmente pode parecer estranho que o trabalho de uma Direção-Geral ligar com experiência de terreno, mas o facto é que a Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional tem competências para operacionalizar o apoio à transição dos militares para a vida civil.
Palavras-chave
Militares, Regime de Contrato, Reintegração, Vida Civil.Autor(es) (*)
João Fernando Ferreira Rodrigues(*) NOTA: A ordem alfabética de apresentação dos autores pode não corresponder à ordem formal que se encontra no artigo.