O Instituto Universitário Militar (IUM) realizou a segunda edição do North Atlantic Threaty Organization Special Operations Component Command Staff Course (NATO SOCC SC), um evento marcante, que contou com a participação de 26 auditores das Forças Armadas (FFAA) de diversos países da NATO: 12 portugueses, 2 norte americanos, 2 franceses, 2 britânicos, 2 italianos, 2 belgas, 1 neerlandês, 1 alemão, 1 suíço e 1 sueco, entre os dias 3 e 7 de fevereiro. Este curso surge no âmbito do Technical Arrangement entre o IUM e a NATO Special Operations University (NSOU).
O objetivo do NATO SOCC SC é preparar os auditores para integrarem um estado-maior conjunto do SOCC da NATO, estabelecendo o ponto de partida para a doutrina, terminologia e os processos necessários para trabalhar num SOCC da NATO ou num Quartel-General de Comando de Componente equivalente.
Com a realização deste curso, o IUM dá um passo significativo na evolução da capacidade de Operações Especiais das Forças Armadas portuguesas, através do contributo e reconhecimento da excelência do seu corpo docente por parte da NSOU, materializando uma das suas linhas de ação estratégica, no âmbito da internacionalização.