Comandante

O Tenente-General Hermínio Teodoro Maio nasceu em Pinhel, em 22 de novembro de 1962 e tem 42 anos de serviço. 
Frequentou a Academia Militar entre 1980 e 1987.
Está habilitado com os cursos curriculares de carreira e o Curso de Auditores de Defesa Nacional. 
No âmbito das formações no estrangeiro é de destacar a frequência do Cours Supérieur d’État-Major e do Collège Interarmées de Défense, em França, e dos NATO Senior Officers Policy Course, e NATO Crisis Management Course, na Alemanha.
Foi promovido ao atual posto em 22 de fevereiro de 2022.
No âmbito das funções de comando, a nível nacional, foi Comandante da Companhia de Instrução na Escola Prática de Engenharia, onde também desempenhou as funções de Comandante do Batalhão de Instrução; foi Comandante da Companhia de Engenharia da Brigada Mista Independente; exerceu as funções de Segundo-Comandante e de Comandante no Regimento de Engenharia nº 3; foi Comandante da Escola Prática de Engenharia, 2º Comandante da Academia Militar e Comandante do Pessoal do Exército.
Desempenhou funções de Estado-Maior e de assessoria na Repartição de Estudos da Divisão de Logística do Estado Maior do Exército; no Estado-Maior General das Forças Armadas como Adjunto do Exército e como Assessor Militar do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas; foi ainda Subdiretor da Estrutura de Missão para a Organização da Cimeira da NATO em Lisboa, em representação do Ministério da Defesa Nacional. No Gabinete do Chefe do Estado-Maior do Exército, foi Adjunto do Chefe do Estado-Maior do Exército e foi Chefe da Divisão de Planeamento de Forças do Estado-Maior do Exército.
No âmbito da docência, na Escola Prática de Engenharia foi Instrutor dos Cursos de Formação de Sargentos, dos Estágios de Promoção a Sargento-Ajudante e dos Cursos de Promoção a Capitão; na Academia Militar exerceu as funções de Instrutor de Tática de Engenharia e de Professor de Topografia e Geodesia. Desempenhou funções de Professor de Estratégia no Instituto de Altos Estudos Militares.
No âmbito internacional, são de destacar os Cargos de Vice-Chefe da Missão Militar junto da Organização do Tratado do Atlântico Norte e da União Europeia, em Bruxelas, de Comandante da European Union Training Mission, na República Centro Africana e de “Deputy Diretor/Chief of Staff do Military Planning and Conduct Capability” no Estado-Maior da União Europeia, em Bruxelas, Bélgica.
É Diretor Honorário da Arma de Engenharia desde 28 de outubro de 2022.
Desempenha desde 10 de novembro de 2023 as funções de Comandante do Instituto Universitário Militar.
Da sua folha de serviços constam 18 louvores e 28 condecorações Militares e Estrangeiras.

 

5133 | 1243

Chefe do Departamento de Estudos Pós-Graduados

O Departamento de Estudos Pós-Graduados (DEPG) é chefiado por um contra-almirante ou major-general, preferencialmente habilitado com o grau académico de doutor, na direta dependência do Comandante do IUM, nomeado pelo CEMGFA, ouvido o CCEM, sob proposta do respetivo Chefe de Estado-Maior, rotativamente de entre os ramos das Forças Armadas.

O Chefe do DEPG é o responsável pelo cumprimento da missão atribuída a este órgão no Estatuto do IUM, exercendo as competências previstas na lei e aquelas que lhe forem delegadas, coadjuvando o Comandante do IUM e assegurando, nas suas ausências e impedimentos, a prática de atos de gestão corrente estritamente necessários.

O contra-almirante Salvado de Figueiredo é o atual Chefe do Departamento de Estudos Pós-Graduados desde 28 de março de 2022.

 

Contra-almirante
Chefe do Departamento de Estudos Pós-Graduados
1286 | 314

Chefe do Centro de Investigação e Desenvolvimento do IUM

O Coronel Delfim Zambujo das Dores é o Chefe do Centro de Investigação e Desenvolvimento do Instituto Universitário Militar desde setembro de 2022.

 

Coronel (Doutor)
Chefe do Centro de Investigação do IUM (CIDIUM)
959 | 221

Diretor Unidade Politécnica Militar

O Brigadeiro-General Sebastião Joaquim Rebouta Macedo, nasceu a 2 de dezembro de 1966 em Felgar, Distrito de Bragança, frequentou a Academia Militar entre 1984 e 1989.
Foi promovido ao atual posto em 30 de dezembro de 2021. 

Ao longo da sua carreira desempenhou funções:

De comando,
Como Comandante de Pelotão de Reconhecimento, Comandante de Pelotão Instrução, Comandante da 5ª Companhia de Instrução, Comandante da Companhia de Apoio à Instrução e Comandante do Batalhão de Formação, na Escola Prática de Infantaria. Comandou o Regimento de Guarnição nº 1 em Angra do Heroísmo, e foi 2º Comandante da Zona Militar dos Açores. Como Brigadeiro-General foi 2º Comandante e Diretor de Ensino da Academia Militar e Comandante da Brigada Mecanizada. 

Desempenhou funções de Estado-Maior:
Na Escola Prática de Infantaria, como Diretor de Formação, no Comando de Instrução e Doutrina como Chefe do Centro de Simulação de Operações Militares do Exército, no Estado-Maior do Exército como Chefe da Repartição de Planeamento Estratégico e Chefe da Repartição de Normalização, ambas da Divisão de Planeamento de Forças, e Chefe da Divisão de Cooperação, Operações, Informações e Segurança, e na Direção de Formação do Comando do Pessoal, como Subdiretor.

Da sua experiência profissional
No âmbito da Cooperação no Domínio da Defesa, foi instrutor de Forças Especiais em Nacala - Moçambique, participou em diversas ações de formação e exercícios em Angola e em S. Tomé e Príncipe, e integrou uma Força Nacional Destacada em 2015, na Missão de Aconselhamento Militar da União Europeia na República Centro-Africana. Foi formador na NATO School Oberammergau/Alemanha, na área das informações. Desempenhou as funções de Ajudante de Campo de S. Exª o Presidente da República e de Assessoria na Casa Militar da Presidência da República, como Assessor Militar. 
Em 2010 exerceu um cargo internacional na Organização do Tratado do Atlântico Norte, na Operations and Inteligence Division do Supreme Headquarters Allied Powers Europe em Mons, na Bélgica.
Possui diversos louvores e condecorações nacionais, com destaque para a Ordem do Infante D. Henrique no Grau de Grande-Oficial, as 5 Medalhas de Serviços Distintos grau Prata, as medalhas de Mérito Militar de 1ª e 3ª Classe, e as Medalhas de D. Afonso Henrique – Mérito do Exército de 1ª e 2ª Classe. Das condecorações estrangeiras, destacam-se com grau de comendador, a Ordem Leopoldo II da Bélgica e a Ordem de Fénix da Grécia, e a medalha da Defesa Nacional de França, “Armée de Terre”, grau ouro.

É casado e tem 2 filhos. 

O Brigadeiro-General Sebastião Joaquim Rebouta Macedo é o Diretor da Unidade Politécnica Militar desde 5 de janeiro de 2024.

 

1640 | 499