Coronel Inf

Pedro Alexandre de Almeida Faria Ribeiro

  •  ribeiro.paaf@ium.pt
  •  Tel: +351 213002111 / Mil Tel: 226111
  • Função / Cargo

    Diretor do Curso de Estado-Maior Conjunto

    Departamento: Departamento de Estudos Pós-Graduados

    Síntese Curricular

    O Coronel de Infantaria Pedro Alexandre de Almeida Faria Ribeiro, concluiu o Curso de Infantaria da Academia Militar em 1990.
    Inicialmente colocado na Escola Prática de Infantaria, integrou como Comandante de Pelotão de Instrução, Companhias de Instrução dos Cursos de Formação de Praças, de Sargentos e de Oficiais Milicianos.
    No Batalhão de Infantaria Mecanizado da Brigada Mista Independente desempenhou várias funções de Estado-Maior no Comando do Batalhão e de Comandante de Pelotão de Atiradores e de Apoio. Nesta fase participou em inúmeros Exercícios Nacionais e Multinacionais dentro e fora do Território Nacional.
    Como Capitão foi Comandante de Companhia de Instrução, de Companhia de Atiradores Mecanizada e de um Subagrupamento Mecanizado. No Comando deste Subagrupamento participou em vários Exercícios do tipo “CPX” e “FTX”, de âmbito Nacional e no quadro da Aliança Atlântica, fora do Território Nacional.
    Ainda como Capitão, em 1997, desempenhou funções fora do Território Nacional como Comandante de uma Companhia, no TO da Bósnia e Herzegovina, e em 1999 como Oficial de Operações de uma Unidade de Escalão Batalhão na mesma Operação de Estabilização.
    Como Major desempenhou funções de Estado-Maior no Quartel-General da Brigada Mecanizada, sempre na área das Operações e do Treino;
    Após a conclusão do Curso de Estado-Maior, foi chamado a cumprir funções como Segundo Comandante do 2º Batalhão de Infantaria Mecanizado, tanto no Território Nacional como no exterior nos Balcãs.
    Entre setembro de 2005 e setembro de 2007 foi Chefe do Grupo Disciplinar de Formação Geral Militar do Departamento de Formação Militar do Corpo de Alunos da Academia Militar. Promovido a Tenente-Coronel em 25 de janeiro de 2007, assumiu o Comando do 1º Batalhão de Alunos da Academia Militar, no período de setembro de 2008 a fevereiro de 2011.
    Após este período de prestação de serviço na Academia Militar, regressou ao Comando da Brigada Mecanizada, para o exercício da função de Chefe da Secção de Treino e Doutrina do Estado-Maior (G7) tendo posteriormente sido nomeado para o cumprimento da função de Chefe de Estado-Maior do Comando da Brigada Mecanizada.
    A partir de outubro de 2012, foi colocado no Instituto de Estudos Superiores Militares na Área de Ensino de Operações onde exerceu funções e Docência ao Curso de Estado-Maior e Curso de Promoção a Oficial General. Neste período cumpriu missões no âmbito da Cooperação no Domínio da Defesa (CDD) em Angola, como Docente da Unidade Curricular Operações Militares na Escola Superior de Guerra.
    Em 2015 assumiu a Chefia da Repartição de Operações e Relações Multilaterais da Divisão de Cooperação Operações, Informações e Segurança do Estado-Maior do Exército, e em 2019 foi nomeado Chefe de Repartição de Relações Internacionais da Divisão de Planeamento Estratégico Militar do Estado Maior General das Forças Armadas. Promovido a Coronel e após 8 meses, foi nomeado por escolha para Comandar o Campo Militar de Santa Margarida da Brigada Mecanizada.
    Entre abril de 2022 e abril de 2023 cumpriu mais uma Missão, no âmbito da Cooperação no Domínio da Defesa (CDD), como Diretor Técnico do Projeto 1 do Programa-Quadro relativo à CDD, com Timor-Leste.
    Em junho de 2023 foi nomeado Diretor do Curso de Estado-Maior Conjunto no Instituto Universitário Militar.
    Entre outros, possui o Curso de Estado-Maior. Na sua folha de serviços constam treze louvores, sendo doze concedidos por Oficial General, na sua maioria pelo General Chefe do Estado Maior do Exército e pelo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas. 
    Possuiu várias condecorações nacionais e estrangeiras.

    Artigos em publicações do IUM

    Intervenção Militar Francesa no Mali. Operação “SERVAL”

    Na revista: IESM Atualidade N.º 1 - Intervenção Militar Francesa no Mali - Operação «SERVAL»
     322 | 93